Sobre a procrastinação ou por que deixar para depois pode atrasar a sua vida

A procrastinação é o hábito de deixar as coisas para depois. Nada mais é do que o adiamento de algo que pode ser feito agora. Ao procrastinar, corre-se o risco de perder oportunidades que podem não voltar mais.

A procrastinação ainda tem efeitos mais sérios, como o estresse, a ansiedade e a culpa por não ter realizado o que queria a tempo hábil. Apesar de tantos aspectos ruins, ela também se torna prazerosa para o procrastinador, pois o adiamento dá mais tempo para pensar, organizar as ideias e relaxar caso o que precisa ser feito for estressante ou chato a ponto de ser deixado, temporariamente, de lado.

Esses fatos podem ser explicados por um psicólogo da Universidade de Carleton, no Canadá. O psicólogo Timothy Pychyl alertou em um estudo que deixar tarefas para depois gera a sensação de prazer imediata, mas, no dia seguinte, diante do acúmulo de trabalho, o indivíduo vai ser exposto a um enorme estresse. Para ele, procrastinar é uma falta de respeito com o “futuro você”.

Os motivos que levam uma pessoa a procrastinar são muitos, como a falta de interesse na atividade que precisa fazer, o medo de perder o controle, falhar ou, simplesmente, o medo por não saber por onde começar. E aí não tem jeito, a atenção do procrastinador acaba sendo dividida com coisas irrelevantes e que podem atrapalhar. A Internet, as redes sociais, aquela baladinha com os amigos ou o simples ato de cruzar os braços e não fazer nada são apenas algumas das distrações.

Mas calma, nem tudo está perdido, e se você é um procrastinador ou já deixou uma tarefa para depois, tenha paciência, para tudo dá-se um jeito.

Se você é do tipo que pensa demais, ótimo, mas se isso está te atrasando, pare de pensar ou se lamentar e comece a agir, tenha apenas o necessário ao seu redor e evite as distrações, foque em finalizar a atividade, defina prioridades e termine o dia planejando o próximo, pode até ser anotando o que precisa ser feito em um caderno, isso evita levar as preocupações para o travesseiro.

Considere que o tempo é um bem tão precioso que não volta mais. Agora que você já leu o artigo, parabéns por não ter deixado a leitura para depois marcando como favorito na barra do Google para lembrar de ler mais tarde. E lembre-se, não deixe para a última hora o que pode ser feito agora.

Por Brenda Carvalho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s