Julgando um livro pelo autor

Quem nunca comprou um livro só porque era de um autor famoso que atire a primeira pedra. Já fiz isso com Nicholas Sparks, quando era fã de carteirinha dos livros dele. Gostava tanto do gênero água com açúcar que ele se tornou o meu preferido. Deixou de ser com a leitura sem graça de “O casamento”, romance de continuação do popular “Diário de uma paixão”.

J. K. Rowling - Harry Potter

J. K. Rowling – Autora de “Harry Potter”.

Julgar um livro pelo autor pode ser promessa de acerto, mas também pode representar um erro. A falha está em achar que o mesmo patamar se manterá em outra obra do mesmo autor, ainda que nas continuações de romances.

A obra de um de escritor conhecido e renomado não é garantia de qualidade de outras só porque têm a mesma autoria, tampouco de prazer durante a leitura. Mesmo que o título, a sinopse, a capa e a popularidade da obra sejam atrativas, elas não são garantia de sucesso tanto para o leitor quanto para o escritor. O que não que não significa que um livro ruim é sinônimo de autor ruim.

Nicholas Sparks - Diário de uma Paixão

Nicholas Sparks – Autor de “Diário de uma paixão” e “O casamento”.

Assim como nos relacionamentos amorosos, na literatura é preciso se permitir. Não julgar um livro pela capa ou pelo autor é o princípio para quebrar preconceitos, o que não quer dizer que a literatura não deva ser também avaliada pelos autores. Muito pelo contrário, e os grandes nomes falam por si só.

O sucesso da leitura está em gostar de ler o que se está lendo, seja por entretenimento, conhecimento ou edificação pessoal. Quando se aprende que quem vai ler um livro é você mesmo, não importa o autor, a capa, se é um best-seller ou um livro cult, o importante é ler com satisfação, não importando quem assinou.

Por Brenda Carvalho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s