Agradáveis finais infelizes

Aviso: Contém spoilersME BEFORE YOU

Os finais infelizes agradam mais do que os felizes. Não fosse assim, Julieta teria acordado antes de Romeu beber o veneno e os dois fugiriam do sepulcro para longe dos desafetos de Verona.

Tristão teria fugido da guerra e deixado o tio sozinho para ir embora com Isolda. Até no jornalismo as notícias de maior audiência são as que fazem as páginas dos impressos e a TV ou tela do computador derramarem sangue.

Não é à toa que os livros sobre guerras que exploram a miséria e a desgraça humanas viram filmes e entram para a lista dos renomados que devem ser lidos antes de morrermos. Eles se tornam aclamados pelo público leigo e por críticos especializados.

Mesmo na literatura de entretenimento o gênero dramático metido à tragédia se mantém. Que o diga o autor americano Nicholas Sparks com seus romances água com açúcar em que quase sempre tem alguém com câncer terminal e um dos protagonistas morre no final.

John Green virou o queridinho dos adolescentes depois de matar, inesperadamente, Augustus e deixar a jovem Hazel viva à espera de o câncer acabar com a sua vida.

E, mais recentemente, Jojo Moyes tem feito os leitores e cinéfilos chorarem diante da triste história de Will e Lou em “Como eu era antes de você”. Ao menos trouxe algo novo para esse tipo de romance: o poder da escolha do personagem em decidir, literalmente, um final feliz. Até eu chorei.

O fato é que, se esses romances tivessem tido finais felizes, talvez não tivessem feito o sucesso que fizeram. Como dizia Rubem Alves, “ostra feliz não faz pérolas”. A ideia vale para a turbulenta vida dos autores de maior sucesso com seus pensamentos suicidas e uma vida reclusa, bem como nos próprios personagens com finais infelizes, porém memoráveis.

São as belas tragédias que apimentam a vida e reavivam a alma de quem espera um pouco mais de realidade da ficção. A alegria marca, mas são as feridas que deixam cicatrizes.

Por Brenda Carvalho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s